terça-feira, 18 de maio de 2010

Início do ano foi o mais quente já registrado

NOAA diz que os primeiros quatro meses de 2010 foram os mais quentes registrados pelo órgão. Abril também bateu recor

Os primeiros quatro meses de 2010 foram os mais quentes da história, segundo relatório preliminar divulgado hoje pela agência americana de oceanos e atmosfera (sigla em inglês, NOAA). As temperaturas combinadas da superfície terrestre e dos oceanos foi 13,3°C, o que é 0,69° mais quente que a média do século XX, que foi de 13,7°C. As temperaturas do mês de abril, isoladamente, também foram recorde: média de 14,5°C, superando a média histórica do século passado em 0,76°.
Os oceanos estiveram cerca de meio grau mais quentes no mês passado, em relação à média de 16°C. O fenômeno foi observado especialmente nas regiões equatoriais dos oceanos, em especial o Atlântico. Em terra, o calor foi especialmente mais forte no Canadá, Alasca, sul dos Estados Unidos, Austrália, sul da Ásia, e norte da África e da Rússia. Alguns locais tiveram temperaturas menores que a média, entre eles Mongólia, Argentina, leste da Rússia e China.
O estudo também mostra que é o 11º ano em que a cobertura de gelo no Ártico está abaixo do considerado normal, com 5,7 milhões de quilômetros quadrados. Ainda assim, é a maior área de gelo da região desde 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário